sábado, 13 de outubro de 2012

Se o Sr. Presidente diz isto não há muito a fazer


Há muito tempo que não escrevia aqui, há mais de um ano. O Sócrates emigrou para Paris e eu tenho dado tempo de actuação a este governo antes de começar a fazer balanços (embora confesse que tinha esperança de por esta altura ter um saldo mais positivo). Mas hoje ao ver esta declaração de Sua Excelência o Sr. Presidente da República Portuguesa, do nosso Chefe de Estado, não contive este desabafo.

Este pensamento que o nosso ilustre Presidente partilhou connosco na sua página de facebook só é possível porque o nosso Cavaco não falava do dinheiro dele, falava do dinheiro que é de nós todos e por isso mesmo de ninguém. Foi esta maneira de pensar que fez com que desde o 25/4, em menos de 40 anos, a nossa Dívida Pública cavalgasse de menos de 15% do PIB para o valor actual que, não tendo agora comigo o valor exacto, já será superior a 100% do PIB!

Nenhuma pessoa, nenhuma família, deverá gostar de ter dívidas aos bancos ou a quem quer que seja. Não sei se será o caso da família do Sr. Presidente, mas não é o caso da minha. Quando falamos do nosso próprio dinheiro todos estão de acordo, todos conseguem perceber que não se deve ter dívidas porque ninguém gosta de viver com dívidas, principalmente quando elas atingem valores astronómicos para o orçamento familiar. Contudo quando se fala do dinheiro público, daquele que é de todos nós, o respeito que reservamos ao nosso próprio dinheiro pura e simplesmente desaparece. Seja ao nível central ou local, há 38 anos que é normal gastar o que não se tem, que é normal acumular dívida, que é aceitável até, e agora que estamos a sentir na pele as consequências dos nossos disparates e que deveríamos estar a aprender a lição, o nosso Chefe de Estado vem-nos dizer que não é correcto cumprir o défice?!?

Sr. Presidente ter défice, seja de 1% ou 10% ou mais%, significa que continuamos a viver acima das nossas possibilidades e a acumular dívida!! Ou, dito de outra forma, continuamos a engordar a senhora do cartoon de cima. E quanto mais tempo demorarmos a reduzi-lo mais dívida/gordura vamos acumulando! É tão simples quanto isto! E se amanhã ninguém nos emprestasse dinheiro tínhamos que ter já défice de 0% porque, basicamente, tínhamos de viver só com o nosso próprio dinheiro! É tão simples quanto isto! E o Louçã e muitos dos manifs que estão na rua podem dizer à vontade que não é preciso cumprir o défice mas o Sr. Aníbal Cavaco Silva não é um manif no meio da rua, tão pouco é um mero cidadão, é o nosso Chefe de Estado! E, mais grave, até é formado em Economia! E, pior, directa ou indirectamente, tem sido o político com mais responsabilidades nos destinos de Portugal nos últimos 33 anos, desde que foi Ministro das Finanças de Sá Carneiro! Arre, ao fim deste tempo todo e com as responsabilidades que lhe caem em cima o que não é correcto é andar a fazer afirmações destas.

p.s. Isto faz-me temer um hipotético governo de iniciativa presidencial do Cavaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário