sábado, 18 de julho de 2009

Modesta "Intelligentsia"


Eis que a tão falada convergência de esquerda está ser conseguida (não na perfeição, é claro) pelo António Costa. O actual nº 2 do PS conseguiu fazer as pazes com a Helena Roseta, representante da ala dissidente do PS cá do sítio, “absorveu” o renegado do BE, José Sá Fernandes, tem a bênção do “Papa” comunista José Saramago e por último…tem o apoio da tão importante e decisiva “intelligentsia” deste pedaço de terra! (Como é que é?)

Pois, este grupo de intelectuais, ou pseudo-intelectuais, artistas e actores, a “intelligentsia” segundo um dos próprios (nada modesto), está ao lado de António Costa. Só faltou dizerem que os que não o apoiam (particularmente os que apoiam o Pedro Santana Lopes, cheira-me) são uma cambada de burros. Para mim, alguém com o apoio do Saramago e do Sá Fernandes (o tal que fazia falta a Lisboa para embargar o túnel e prolongar as obras e o trânsito caótico naquela zona da cidade) não pode ser mesmo uma boa aposta e só por si, esses apoios e alianças são motivo mais do suficiente para se desconfiar e não se votar em António Costa. Sou automaticamente excluído do “grupo dos inteligentes”, mas paciência, não é algo que me tire o sono.

Realmente o Santana consegue mesmo fazer comichão a muita gente. No fundo, é ele o verdadeiro responsável por esta convergência de esquerda lisboeta.

3 comentários:

  1. E não é por apelidares de forma descontextualizada José Saramago ou apenas por este ter anunciado apoiar a lista de António Costa que excluis, primeiro, Saramago de "o grupo dos inteligentes" que reclamas para, depois, negares a sensatez de António Costa por ter Saramago como apoiante.
    Se a uns não se justifica que assim se intitulem, também não é por rótulos ou por associação de alguém a outrem que fundamentas o não-voto neste último.
    E nota que, apesar de a considerar legítima, acho que alguns dos signatários da petição pouco têm de "notável".

    Quanto a José Sá Fernandes, a discussão sobre a sua actuação é já extensa. O homem fez o que qualquer tipo com responsabilidades camarárias deve fazer - se uma obra não é efectuada conforme projectado ou viola disposições legais (poluição ou quaisquer outras), tal deve ser reportado.
    Quanto ao impacto no trânsito da cidade, acho que quem não concorde com os benefícios do dito. Aqui falo por mim, facilitou a passagem por Lisboa mas prejudicou quem nela vive ao empurrar carros para o centro.
    Mas se os benefícios do Túnel do Marquês ainda me parecem discutíveis, não vejo nenhuns no túnel entrecampos-marquês de pombal que Santana Lopes propõe.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo, a única pessoa que excluí do “grupo dos inteligentes” foi a minha própria pessoa, não o Saramago. Aliás, apesar de ter dado o seu apoio público a António Costa, creio que ele nem faz parte do tal movimento. Quanto ao “Papa comunista” que dirigi “de forma descontextualizada” ao Saramago, deve-se apenas à minha visão das coisas. Mesmo não sendo líder do PCP, ou sequer político, desde que o Cunhal morreu que, para mim, o Saramago é o “Papa comunista” cá do sítio. É apenas um “nome carinhoso”, digamos assim, tal como é, para muitos, “playboy” para o Santana.

    Quanto ao Sá Fernandes, não sei ainda de um lisboeta que seja contra o Túnel do Marquês e que, a propósito do sucedido, ache que o mesmo tenha estado bem. A opinião dos lisboetas em relação ao Sá Fernandes é tão boa, que lembro-me que quando se começou a falar de um acordo entre ele e o António Costa, um comentador televisivo (não me recordo quem) ter dito que o Sá Fernandes podia tirar mais votos do que dar ao António Costa. Opinião em que me revejo por completo. Ainda não percebi que votos é que o actual Presidente da Câmara está à espera de ir buscar com o ex-vereador bloquista (já com a Helena Roseta a história será diferente).

    Por fim, estas duas pessoas estão tão nos meus antípodas políticos, que sim, a sua associação a António Costa é um fundamento (não o único, como é óbvio) do não-voto neste. Reafirmo, assim, o que já disse no meu post: para mim, alguém com o apoio do Saramago e do Sá Fernandes não pode ser mesmo uma boa aposta para Lisboa. Estranho seria se eu me revisse no mesmo candidato que estes dois.

    ResponderEliminar
  3. por acaso, não consigo resistir ao comentário..
    o nosso estimado prémio nobel, que é mais espanõl que português, será um apoiante mais do género: "yo, José Saramago, un español intelectual, estoy muy feliz por la candidatura del señor António Costa a Lisboa, estoy siempre con el en mis reflecciones" hahahahaha, mandem vi a maria joao pires apoiar o pcp....

    ResponderEliminar