segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hoje Espanha acordou azul


A última noite foi uma noite histórica para o Partido Popular espanhol e uma péssima noite para o melhor amigo europeu do nosso 1º ministro. Os populares conseguiram importantes vitórias em históricos bastiões socialistas como as comunidades autónomas de Castilla-La Mancha e Extremadura. Também a cidade de Barcelona escapou pela primeira vez aos socialistas e foi ganha pelos nacionalistas catalães que se deverão agora aliar aos populares. Esperemos que daqui a duas semanas Portugal também tenhas bons motivos para celebrar.

1ª Nota: Em Espanha, tal como em muitos outros países, não é nenhum bicho de 7 cabeças o governo ser entregue a quem consegue negociar uma maioria na câmara, mesmo que tal aliança não inclua o partido mais votado. É até o que deverá acontecer no governo autónomo da Extremadura onde o PP ficou a um deputado da maioria absoluta e os socialistas se deverão aliar aos comunistas, obtendo essa maioria. Eu que costumo acompanhar já há alguns anos as eleições de nuestros hermanos já vi isto a acontecer algumas vezes, sem causar o alarido que um hipotético caso semelhante a acontecer em Portugal tem causado.

2ª Nota: Os acampamentos que se montaram nos últimos dias por praças e pracetas de Espanha traduzidos em votos/vontade popular não valem nada. Os media dão-lhes manifestamente mais importância do que aquela que, de facto, têm. Agora é altura de acabar com o circo e retomar a normalidade.

2 comentários:

  1. e a violência contra os manifestantes é legítima?
    mais de 100 feridos que a polícia espanhola fez à conta do uso da força...

    ResponderEliminar
  2. Ricardo sempre que esteja em causa a ordem pública a violência da polícia, se necessária, é legítima sim. Isto dos acampamentos tem uma piada enorme mas eu, por exemplo, não gosto de passar pelo Rossio e ter aquele acampamento numa praça nobre de Lisboa (confesso que não sei se neste preciso momento ainda existe ou já dispersou). E como eu a esmagadora maioria da população também não deve gostar dos mesmos. Umas centenas de pessoas (dezenas por cá) decidem juntar-se para acampar numa praça e é suposto esperarmos eternamente que se vão embora? Em Espanha proibiram-nos de se manifestarem na véspera das eleições e no próprio dia (como é normal) e esta gente, julgando-se acima da Lei, decide não obedecer só porque não?! O que seria se começássemos todos a fazer o mesmo! Ficaram feridos por causa do uso da força policial? Pois quando não se resolve a bem, resolve-se a mal, agora não têm que ficar todas as outras pessoas reféns dos caprichos de tão inexpressiva minoria. Até calhou bem isto ter coincidido com o acto eleitoral para se dissiparem todas as dúvidas quanto ao valor que, de facto, têm na população. E por birra esta gente ainda se acha no direito de continuar com esta ocupação mesmo após o acto eleitoral! Só se vencesse a IU é que se calhar iam ficar contentes mas esses só tiveram 6%. Já agora, na prática, e visto que o povo já disse de sua justiça nas urnas, isto tudo é suposto dar no quê mesmo? É que de repente a única palavra que me vem à cabeça é "nada"...

    ResponderEliminar