sábado, 2 de maio de 2009

Eleições Europeias

Disse no meu último post os assuntos que gostava de ver discutidos na campanha eleitoral para as Eleições Europeias que decorrerão no próximo dia 7 de Junho em Portugal. Não, não espero que isso aconteça, não acredito em utopias.
No entanto, sobre as europeias, tenho ainda que dizer que é incrível. É incrível a votação de que se fala para o BE e o valor conjunto de BE+PCP. É incrível que Vital Moreira vá, nas primeiras sondagens, à frente de Paulo Rangel. É incrível que o PP só tenha 2%. Não sou dos que acha que por estar apenas 3% atrás o PSD tem uma grande hipótese de vitória (ainda mais depois do que aconteceu ontem), apesar de achar que Paulo Rangel tem todas as qualidades necessárias para a conseguir.
Sou, isso sim, dos que acha que somos um povo triste e sádico que gosta de ser aldrabado. Tenho a certeza que PSD e PP ganhariam muito mais nestas eleições se os seus líderes, ainda que mais idiotas ou menos carismáticos (se possível), fossem diferentes. Por isso é que somos um povo triste e sádico, é que apesar do estado em que estão as coisas a maioria dos meus conterrâneos acredita que os governos de Durão, Manuela, Paulo e Santana fizeram muito pior.
Não sei se me irrite se chore. Enfim, acho que vou é para a rua afixar cartazes pelo partido pirata sueco.

2 comentários:

  1. Há outro factor incrível. Aparentemente o PSD ainda não está a conseguir entrar no centro. Este continua a fugir para o Sócrates. O resultado de 36% para o PSD parece-me enganador. E porquê? Porque, nesta sondagem, o PS está quase nos 40% e a extrema-esquerda continua bastante forte. Para o PS ter perto de 40%, continuando com a fuga de votos à sua esquerda, estes só podem vir de um sítio: do centro. E se formos analisar as sondagens até agora publicadas (principalmente as duas da semana passada) e se "esquecermos" um pouco esta, vemos que o CDS anda sempre com resultados entre os 7%-9% e o PSD com resultados entre os 26%-29%. Aparentemente o bom resultado do PSD nesta sondagem deu-se à custa do CDS. Ora um CDS com 2% parece-me pouco provável, principalmente numas Europeias, onde eles costumam ter os seus melhores resultados. Assim sendo a Manuela Ferreira Leite ainda não terá motivos para sorrir. A não ser que ela consiga mesmo roubar o eleitorado ao CDS, o centro ainda não parece confiar nela. Já só estamos a um mês das Europeias…
    Como tu dizes, “não sei se me irrite se chore”.

    Já agora, partido pirata sueco? O que é isso? lol

    ResponderEliminar
  2. Eu não acreditaria muito no CDS para estas europeias, mas quem viver verá... A sensação que tenho é a de que Paulo Portas desgasta ainda mais o seu partido com a imagem do passado recente do que Manuela FL no PSD. De resto concordo contigo, os votos do PSD não vêm claramente do centro (ou o centro em Portugal já não é o que era). Agora imagine-se se isto for uma amostra do que no espera nas legislativas... Enfim.

    O partido pirata sueco surgiu por causa do processo ao site de torrents Pirate Bay. Defende mais liberdade dos cidadãos, limitações aos direitos de autor, etc... A verdade é que se espera que eleja um deputado para o parlamento europeu, sobretudo devido aos votos da faixa etária que usa internet.

    ResponderEliminar